Renegociar dívidas é importante para seu planejamento financeiro.

Quando se afunda nas dívidas, fica bem difícil conseguir encontrar uma direção, não é verdade? E não importa se você está no sufoco por conta do desemprego, por alguma surpresa no final do mês ou, até mesmo, a falta de planejamento: é preciso sempre pensar em alguma solução e colocar tudo em ordem novamente. Mas como fazer isso?

É simples. Já pensou em renegociar as suas dívidas? Assim como você, os seus credores também querem que a sua situação seja resolvida. Dessa forma, eles podem flexibilizar e adaptar os valores dos seus débitos para caberem no seu orçamento.

Mas, se você não se sentiu convencido de que essa é a melhor forma para alcançar a estabilidade e voltar a ter um bom planejamento financeiro, listamos a seguir mais algumas razões para renegociar as suas dívidas.

 

Você irá pagar juros reduzidos

Uma das maiores vantagens de renegociação de suas dívidas é que você consegue pagar os seus débitos com juros reduzidos. E, sim, este também é um dos grandes motivos que fazem dessa a melhor opção para reorganizar suas dívidas e voltar ao planejamento financeiro. Adquirindo parcelas que podem ser pagas, você faz ajustes em seus gasto essenciais e outros gastos para quitar o valor da pendência sem prejudicar seu orçamento e criando outras dívidas.

 

A dívida para de crescer

Apesar de ainda conter juros, a renegociação ainda oferece a oportunidade de você não sofrer mais com o crescimento dela. Aquilo, que antes mais parecia um bicho de sete cabeças, pode ter o pagamento planejado e feito, fazendo com que você consiga se organizar financeiramente.

 

Além disso, não haverá risco de cobranças maiores. Ao renegociar, você e seu credor vão definir um preço e dividi-lo em parcelas que cabem no seu bolso. A partir daí, não será acrescentado mais nenhum outro valor. Salvo, é claro, se você não pagar as parcelas nos dias certos.

 

Organização de todos os seus débitos

Em muitos casos, há, ainda, a oportunidade de você conseguir organizar todos os seus débitos e juntá-los em um só. Um deles é organizado anualmente pela Serasa Experian e pode ser conferido aqui.

 

Dessa forma, você conseguirá reunir as suas dívidas e saber o valor que ainda resta para poder quitar todas elas. A ferramenta oferecida pela empresa ainda te dá chances de estimar os seus débtios fixos e aqueles já assumidos ou previstos, analisando, assim, o quanto resta do seu orçamento para renegociar os valores que já estão ultrapassados. Segundo dados da Serasa, o sucesso desses casos é de 80%.

 

Alívio e uma vida mais tranquila

No final de tudo, a maior vantagem de encarar e renegociar os seus débitos é poder respirar e dormir tranquilo, além de perceber que lidar com dinheiro é simples se você controlar os seus gastos. Sabendo que é possível recuperar o planejamento financeiro, você consegue se reorganizar e conseguir pensar em outros aspectos de sua vida.

Não deixe que as faturas de cartões de crédito, as contas não pagas e aqueles débitos – que muitas vezes são esquecidos – atrapalhem a sua vida pessoal. Sempre vale lembrar que uma boa organização financeira é o caminho para que os projetos de sua vida deem certo.

 

E, aí, pronto para dar um passo em busca do seu planejamento financeiro?