Infográfico: Onde foi gasto o dinheiro do FGTS?

O dinheiro resgatado das contas inativas do FGTS auxiliou a vida do consumidor de diversas formas. A Lendico, plataforma online de crédito pessoal, fez um levantamento com quase mil brasileiros justamente para descobrir como eles usaram os valores resgatados.

Diante do cenário econômico atual, como era de se esperar, a maioria tentou pagar as dívidas. Contudo, somente 31% das pessoas que responderam a pesquisa conseguiram quintar integralmente as pendências financeiras. Além disso, 10% usaram o dinheiro para reformar ou construir um imóvel; 7% investiram na compra de um bem; 7% fizeram investimentos; 2% usaram a quantia para abrir ou investir em um negócio; 2% para viajar; e outros 8% para outros motivos.

Formas de utilização

Entre aqueles que usaram o dinheiro para pagar dívidas, 32% pagaram o cartão de crédito, 23% despesas da casa, 15% cheque especial, 14% empréstimos, 5% financiamentos e 10% outras dívidas. Destes, 31% pagou toda a dívida; 27% pagou menos de 25% do que devia e 5% pagou mais de 75% das contas em débito.

“A maioria fez bem em usar o dinheiro para pagar dívidas com juros altos, como o cartão de crédito ou cheque especial, mas quem não conseguiu pagar na totalidade deve se livrar o quanto antes da dívida, para que ela não volte a crescer”, afirma Marcelo Ciampolini, CEO da Lendico.

Confira os dados no infográfico:

 

Créditos: Fernanda Pelinzon / Consumidor Moderno / Lendico